Receita de Bolo de Abacaxi Caramelado

Receita de Bolo de Abacaxi Caramelado
Avalie esta postagem

Bolo de Abacaxi Caramelado

Aprenda fazer um receita de bolo de abacaxi caramelado, facil de fazer, também chamado de  torta de abacaxi, uma delícia.

Esta é umas das receitas de bolos mais procurados na internet, só perde para a receita de bolo de chocolate que é o mais comum e simples de fazer. Mas iremos dedicar este post para este bolo incrível que é o de Abacaxi..

Vamos preparar este bolo para que ele fique assim maravilhoso vou fazer ele de abacaxi mais você também poderia fazer esta mesma receita com banana, uva ou morango.

Receita de Bolo de Abacaxi – Preparo

Então, com o abacaxi já pronta, cortamos ele em fatias não muito grossa em torno de meio centímetro cada fatia.

Depois de descascada,  vamos escolher na nossa forma para fazer o bolo de abacaxi ou qualquer bolo caramelado tem que ser uma forma fechada , ou seja,  não pode ser a forma com borda removível, pois o  caramelo escorre por baixo ele fica muito quente.

Vamos usar a forma fechada eu vou usar a primeira forma (molde) que vocês viram esta que eu vou preparar agora o caramelo.

Esta forma tem 25 centímetros de largura por sete de altura 8 colheres de açúcar eu vou usar o açúcar refinado, mas o açúcar cristal também pode ser utilizado.

Não utilize água para fazer o caramelo apenas as 8 colheres de açúcar.

Derramamos o açúcar na formal ligar o fogão em fogo médio vamos derreter esse açúcar sempre mexendo com calma.

O segredo do caramelo é não deixar que saía fumaça, você que vai sair um pouquinho de fumaça erga um pouquinho a forma, continue mexendo até que derreta todo o açúcar, não deixe queimar.

No momento em que estiver todo derretido açúcar, desligue o fogão.

Ele tem que ficar na cor de caramelo mesmo, não pode ficar avermelhada nem escuro, se ele ficar escuro vai ficar amargo, então basta apenas derreter, acabou de derreter desligar o fogão.

Agora vamos com calma, pegando com um pano a forma, passar nas laterais e nas bordas da forma.

Vejam que ele está em uma cor certa cor de cobre, então é só ter cuidado para ele não queimar e fazer com bastante calma se se cuidar para não queimar as mãos e espalhar nas laterais.

O bolo caramelado tem que ter na lateral da fôrma para ele facilitar na hora de desenformar muito bem, pronta a nossa forma, o caramelo ficou sensacional bem fácil de fazer basta ter calma.

Não coloque a água afinal é um bolo, afinal não é uma sopa, mas sim um bolo.

Aplicando as as fatias do abacaxi no nosso bolo

Vamos aplicar as fatias de abacaxi,, você pode fazer com uvas, com morangos cortados ao meio e principalmente com banana também que fica maravilhoso, a mesma receita a mesma massa, o mesmo procedimento então vamos espalhar bem as fatias de abacaxi na forma (molde) depois vamos preencher os pequenos intervalos.

Entre com as fatias com pedacinhos, veja o que o que vai facilitar para que a sua forma o bolo,  cubra o máximo possível com abacaxi, na hora de desenformar vocês vão ver como ele solta bem fácil , então já está bem preenchido fundo da nossa forma com mínimo de intervalos entre a fruta intervalos fechados.

Agora antes de fazer o bolo de abacaxi, vamos pré aquecer o forno elétrico ou a gás, em 220 graus e vamos iniciar então e bater o nosso bolo.

Junte três 3 colheres de sopa de manteiga, pode ser margarina e 3 ovos, derreter um pouquinho a manteiga, de preferência use manteiga que para deixar o bolo amarelinho e 300 ml de açúcar, um xícara de 250 ml de leite, sempre use leite em temperatura ambiente não use gelado.

Agora vamos misturar bem esses primeiros ingredientes antes de colocar o trigo, mais um segredo para o seu bolo crescer. Se a sua farinha de trigo já contém fermento, são ótimas estas farinhas com fermento.

Separe agora  600 ml de farinha de trigo, vamos utilizar para fazer este bolo, vamos fazer em duas etapas, em duas vezes de 300 ML.

Agora, misture totalmente no final se a massa (mescla), ficará muito firme e você põe um pouquinho mais de leite, e se ficar um pouquinho mais de trigo, geralmente nesta medida não precisar alterar nada.

Agora uma colher de sopa de fermento em pó, estou usando farinha sem fermento, sua farinha já contém fermento, não precisa adicionar, as farinhas com fermento são melhores para fazer bolos elas são mais caras tem qualidade melhor.

%d blogueiros gostam disto: